Empresas turisticas
As atividades turísticas são planejadas para ocupar o tempo livre das pessoas. Essas foram evoluindo ao longo do tempo e, atualmente, são elaboradas e implementadas por empresas que atuam no ramo turístico.
A empresa turística é uma organização cuja função é obter lucro, através da oferta e comercialização no mercado turístico, de serviços como: hospedagem, alimentação, transporte, roteiros, entre outros.
ESTRUTURA DO MERCADO
• Mercado - conjunto de compradores e vendedores e sua interação. Estão incluídos aí todos os agentes envolvidos no consumo: produtores, mediadores, consumidores, etc.
Quando se fala do mercado hoteleiro, por exemplo, deve-se pensar em todos os que oferecem serviços hoteleiros, medeiam sua comercialização – como agentes de viagem – fornecem artigos usados nos meios de hospedagem e compram esses serviços.
O conjunto dessas pessoas ou empresas, mais as atividades econômicas que exercem, formam o mercado.
Sob o ponto de vista da empresa, pode-se dividir o mercado em:
• Mercado consumidor – quem compra o serviço; • Mercado concorrente – quem produz um serviço que substitui o seu; • Mercado fornecedor – quem oferece produtos ou serviços que você utiliza no seu negócio.
ADMINISTRAÇÃO
Empresa (visando lucro) não existirá sem o concurso da administração, pois um fim não é alcançado sem usar os meios.
Administradores são pessoas importantes. Encarregados de fazer os planos, organizar, dirigir e controlar as operações, por meio do esforço conjunto dos empregados.
Empresas são diferentes entre si e, embora produzindo as mesmas mercadorias ou serviços, deve existir em todas uma técnica administrativa.
Processo de Administração
Um administrador de empresas lida com pessoas que executam os trabalhos ou serviços para os quais foram contratadas.
Ao coordenar o trabalho dessas pessoas, o administrador desempenha suas funções por meio de quatro processos administrativos: