Empresas que mudaram a cultura organizacional.
Empresa IBM
A cultura da IBM foi fundamentada em três crenças básicas criadas por Thomas Watson, fundador da organização: Respeito ao Indivíduo, Prestar o Melhor Serviço ao Cliente e a Busca da Excelência.
Durante anos ela foi uma empresa que tinha quase o monopólio de sua área de atuação, pois era líder do mercado em que ela participava. Mas uma grande queda de suas vendas e um grande prejuízo de mais de quatro bilhões de dólares no ano de 1992, fizeram com que a empresa adotasse diferentes modificações, até mesmo nos seus valores organizacionais.
A empresa criou uma “Nova IBM”, e implantou a política Market Driven Quality, que significa ser uma companhia dirigida para o mercado, através de uma cultura “obcecada pela qualidade”.
Segundo Burns e Stalker a Nova IBM é uma evolução de um modelo organização mecanicista para um orgânico,
Empresa 3M
Um fabricante de abrasivos que irrompeu inventando a fita adesiva em 1925 – está introduzindo novos produtos, o mais recente foi o papel post-it Imagem.
A 3M possui uma cultura organizacional extremamente aberta e privilegiada as pessoas. A liberdade e a franqueza imperam dentro da organização, e para incentivar a criatividade das pessoas, a 3M proporciona um tempo para o funcionário fazer o que bem entende no seu horário de trabalho. Essa liberdade interna faz com que a 3M consiga a proeza de lançar um produto novo a cada semana.
A 3M é um exemplo não apenas por criar produtos de grande utilidade nas mais variadas áreas, mas por ser um exemplo há muitas décadas. Mesmo com grandes mudanças tecnológicas e de seus presidentes a empresa nunca perdeu a