Paraguai
Prof. José de Souza Herdy
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Debora Thais
Eva
Jaqueline Teodoro
Nadia
Natália Santiago Duarte
Priscila Muri
SEMINÁRIO:
Duque de Caxias
Novembro – 2011
DEBORA THAIS
EVA
JAQUELINE TEODORO
NADIA
NATÁLIA SANTIAGO DUARTE
PRISCILA MURI
SEMINÁRIO:
Seminário cuja temática é ... , realizado nas disciplinas de Pobreza e Desigualdades Social e Politicas Sociais e Estado, Esfera Publica e Sociedade Civil, para apreciação das Professoras Renata Maria e Heloisa Helena, valendo como avaliação única.
Duque de Caxias
Novembro - 2011
POLÍTICA PÚBLICA
A política pública é definida, como, uma expressão da postura do poder público em face dos problemas e dos diferentes atores que compõem o cenário e sua intenção de dar respostas afeiçoadas ao papel do Estado na sua relação com a sociedade. As políticas públicas têm os seus ajustes ou alterações de acordo com a contextualização da sociedade e as demandas dela emanadas. O Estado deve ser visto, como um sistema em fluxo permanente, internamente diferenciado, sobre o qual também repercutem diferentemente os princípios, as normas e valores, bem como as próprias necessidades e contradições da sociedade.
PROCESSO DE POLÍTICA PÚBLICA
Cada política pública advém por diferentes estágios. Em cada uma possui diferentes: atores, coalizões, processos e ênfases. A diferença é indispensável porque cada uma das etapas citadas é campo para tipos diferentes de transação. 1. AGENDA - Compreensão de uma determinada demanda ou necessidade social na agenda, na lista de primazias, do poder público.
2. ELABORAÇÃO - Acontece na identificação e delimitação de uma dificuldade contemporânea ou possível da sociedade, a decisão das plausíveis alternativas para seu recurso ou contentamento, a avaliação dos custos e efeitos de cada uma delas e o estabelecimento de prioridades.
3. FORMULAÇÃO - Contém a seleção e