empresa
Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão, TEP/TCE/CTC/PROPP/UFF
DOI: 10.7177/sg.2009.v4.n2.a4
Um modelo para avaliação da Qualidade de Vida no
Trabalho em universidades públicas
André Luís Policani Freitas, policani@uenf.br
Rennata Guarino Bastos de Souza, reguarino@yahoo.com.br
Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Mestrado em Engenharia de Produção
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil
*Recebido: Agosto, 2008 / Aceito: Agosto, 2009
RESUMO
Ao longo dos anos, vários pesquisadores têm se dedicado à elaboração de modelos que buscam avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho sob diversos aspectos. Com o intuito de contribuir para o tratamento desta questão, este artigo apresenta um modelo inédito para avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, segundo a percepção dos funcionários técnico-administrativos. Em especial, este modelo deve ser capaz de incorporar as principais ‘Dimensões’ e ‘Indicadores’ da Qualidade de Vida no Trabalho nestas organizações, com o objetivo de determinar: (i) a Qualidade de
Vida no Trabalho em uma IES segundo os funcionários dos vários níveis (do nível elementar ao nível superior), atuantes nas diversas Unidades Administrativas; (ii) quais são as fraquezas/potencialidades em termos de QVT; e, (iii) quais são os pontos críticos e que devem ser priorizados em prol da melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho em IES públicas. Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho. IES. Modelos.
1. INTRODUÇÃO
Em busca da competitividade e a participação no mercado globalizado, as empresas estão investindo e implantando tecnologias direcionadas para a Qualidade Total. Para serem eficazes, dependem da participação e comprometimento de todos os indivíduos envolvidos com a organização de forma a alcançar suas metas.
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) relaciona-se com a mobilização, o