Empresa humanizada
A organização necessária e possível
Muitos fatos estão se tornando rotina, e suas consequências passam por despercebidos tornando-se normalidade. Podemos citar tais fatos como o que deixaremos de contar com cerca de 100 espécies animais e vegetais, a atmosfera terá aumentado cada vez mais o buraco na camada de ozônio, perderemos em relação às florestas tropicais que são desmatadas. Em fim teremos um planeta mais quente, com aguas mais acidas ar menos saudável e menor quantidade de terras adequadas ao plantio.
Contribuindo para essa degradação esta a população mundial, onde a maior parte vive acima da linha da pobreza e colaboram para alimentar taxas de consumo que vem crescendo, sem contar com o desiquilíbrio da sua distribuição, pois o os mesmos consumem a maior parte dos recursos e levam a crer que estes recursos são finitos levando ao esgotamento de muito deles.
Mais isso não e só padra de consumo, também e um sistema econômico que não leva em conta as pessoas, uma ciência desprovida de valores, uma educação que massifica e aliena.
A urgência na superação não mais permite procurar quem e são os culpados, mais sim agira para diminui-las. Nesse sentido, cave indagar o papel que as empresas tem a desempenhar. Mais surge a questão do por que questionar empresas neste contexto se ela e apenas mais uma?
Não e difícil identificar sua participação tanto no agravamento quanto na superação dos múltiplos problemas ate aqui mencionados. Seja pelo por econômico ou pelo conjunto de competências técnicas, pois hoje essas empresas são influentes nos rumos da sociedade.
Vamos falar sobre questões relacionadas a humanização das empresas. Empresa humanizada e aquela que agrega outros valores que não somente a maximização do retorno para os acionistas. Elas devem promover melhoria na qualidade de vida e de trabalho, relações mais democráticas e justas, extinguir as diferenças sociais e raciais. Ao focalizar o ambiente deve-se focalizar a eliminação