Reflexos-fisiologia
Reflexo é a forma mais simples de mecanismo neural que produz movimentos automáticos e involuntários no homem e no animal, através de uma resposta relacionada ao estímulo externo, sem intervenção direta do psiquismo e sem agir sobre ele. A resposta será dada em consequência da excitação dos efetores inervados pelas vias efetoras reflexas.
Um mecanismo reflexo está constituído por um órgão receptor, um órgão efetor e algum tipo de rede de comunicação entre ambos.A ação reflexa se inicia por um estímulo de entrada, e tem como resultado uma resposta de saída.O reflexo vai desde a sua concepção mais simples até os complexos reflexos, que envolve a participação dos centros superiores.
O arco reflexo é modelo usado para o mecanismo de reflexo. Ele é composto por: componente aferente, que recebe o estímulo e conduz até o sistema nervoso central; componente eferente, que conduz o estímulo desde o sistema nervoso até o músculo esquelético; e o centro reflexo, que decodifica a mensagem, produzindo uma resposta adequada.
O componente aferente é constituído por duas estruturas contínuas: o receptor e a via aferente. O receptor é a estrutura que apresenta a capacidade de responder de maneira seletiva a estímulos originados no ambiente e que apresentam forma de energia não elétrica. Cada um responde especificamente a uma forma de energia não elétrica dentro de uma faixa de intensidade fisiológica, produzindo uma variação de potencial elétrico que vai agir como estímulo no axônio, formando a via aferente reflexa. O caráter seletivo do receptor vai depender da localização dele no organismo e determinar sua classificação em: exteroceptivos, situados no tegumento externo do organismo e sensíveis a estímulos oriundos do meio externo; interoceptivos, situados no tegumento interno do organismo e sensíveis a estímulos originados no interior dele (vísceras); prioceptivos, situados nos tecidos que formam a massa do organismo e sensíveis a estímulos do próprio organismo; e