Fisiologia reflexo patelar
O reflexo patelar é o reflexo tendinoso profundo do qual participam s nervos oriundos das raízes espinha .Quase nunca este reflexo chega a ser completamente abolido, a não ser nas doenças primárias do músculo ou das raízes nervosas ou nas afecções das pontas anteriores da medula.É usado para para determinar a sensibilidade dos reflexos de estiramento (no joelho).
Para pesquisar o reflexo patelar, o paciente deverá estar sentado na beira da mesa de exame, com as pernas pendentes. Nesta posiçao, o tendão da patela é distendido e mantido em posição ideal. O examinador palpa a depressão das partes moles que existem de cada lado do tendão com o objetivo de localiza-lo corretamente. Em seguida procura desencadear o reflexo, aplicando um golpe rápido sobre o tendão(com um martelo), do joelho, com um movimento rápido e preciso. Esta manobra é repetida no membro oposto, sendo o reflexo classificado como normal, aumentado, diminuído ou abolido.
As sensações exteroceptivas são aquelas normalmente recebidas pela pele, tais como: 1) tato, 2) pressão, 3) calor, frio(Os receptores que se localizam na pele, mucosas e vísceras do aparelho digestivo e respiratório parecem contribuir para a percepção da temperatura, modulando os comportamentos e alterando reflexamente diversas funções orgânicas. Os termorreceptores existentes na medula, hipotálamo e vasos sanguíneos não geram respostas conscientes, mas promovem respostas comportamentais e vegetativas fundamentais para o controle da temperatura corporal.) e 4) dor(sinais mais precoces de morbidade e o sintoma mais comum de doença). Originam nos receptores periféricos da pele ou das membranas mucosas, decorrentes dos estímulos vindos do