Reflexos somáticos
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA
ANYELLE CORREA DE SOUSA LIMA
AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA
TERESINA-PI
2011
ANYELLE CORREA DE SOUSA LIMA
AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA
Relatório nº1 apresentado à disciplina de Fisiologia como requerimento de aula pratica do dia 05 de agosto de 2011, Profº.: Antonio Luiz Martins Maia Filho.
TERESINA-PI
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4 2. METODOLOGIA 5 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6 4. CONCLUSÃO 10 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
Os atos reflexos ou simplesmente reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. O estímulo chega ao órgão receptor, é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes (chegam pela raiz dorsal). Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores (saem da medula através da raiz ventral). Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo (MACHADO, 2000).
Alguns comportamentos reflexos apresentam-se apenas ao longo dos primeiros meses de vida, como o reflexo de preensão palmar e o reflexo de sucção, importantes na vida neonatal para agarrar-se ao corpo da mãe e mamar, respectivamente. Basta tocarmos a palma da mão de um bebê para ele agarrar o nosso dedo. Basta introduzir um objeto qualquer na boca do bebê para ele suga-lo. Outros reflexos perduram ao longo da vida,