A Es De Empresas Humanizadas
No caso da C&A, como foco de suas ações, o Instituto C&A voltou-se para a educação de crianças e adolescentes de baixa renda e o apoio às regiões atingidas por calamidades. Dentre esses projetos, destacam-se os de capacitação de educadores, apoio a diretores de escola publicas no planejamento e administração e formação de centros comunitários para apoio a criança e adolescentes. Alem de recursos financeiros, o instituto disponibiliza para esses projetos o tempo dos empregados da C&A que atuam como voluntários.
No caso do Banco Itaú, ações tem sido conduzidas pelo Instituto Itaú Cultural, o qual tem sido internacionalmente reconhecido pelo conjunto de seu trabalho na área social. O Itaú fazem parte de um grupo de empresas que apoia um canal de TV por assinatura inteiramente dedicado à educação: o canal Futura.
As deficiências no campo da educação também foram o alvo escolhido pela Coca-Cola para expressar sua cidadania. Pro meio do Programa Coca-Cola de Valorização do Jovem, a empresa procura contribuir no combate à evasão escolar. Já aceito como um dos integrantes oficiais do projeto Acorda Brasil do Ministério da Educação, esse programa baseia-se no monitoramento escolar feito por jovens entre 15 a 17 anos com seus colegas da 6ª a 8ª séries, durante o ano letivo.
Também do setor de cosméticos, a brasileira Natura vem dedicando anualmente cerca de 3,5% do seu lucro liquido aos projetos sociais (D´Ambrosio, 1998). Contando com uma gerencia de Ação Social, a Natura concentra seus recursos na área de educação. Uma de suas iniciativas, o programa Crer