humanização e atendimento hospitalar
ADMINISTRAR E HUMANIZAR NO HOSPITAL
Shênia Soraya Soares Louzada13
Francynne Stang14
Maristela Calabrez15
Resumo:
Este artigo é resultado de um Trabalho de Conclusão do Curso de Administração e aborda a importância da humanização hospitalar na melhoria, recuperação e satisfação do paciente internado numa instituição hospitalar. Enfoca os direitos constitucionais dos pacientes e o aperfeiçoamento dos serviços hospitalares prestados, bem como a necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais que neles trabalham. O objetivo principal é analisar a humanização como um referencial de qualidade em pacientes internados. Conceitua a instituição hospitalar e a humanização ligada ao respeito, à competência profissional, à cordialidade dentre outras necessidades apresentadas por quem necessita de hospitalização. Faz referência a atitudes e ações que demonstram tratamento humanizado e discute a relação entre profissionais e pacientes, bem como gestores e funcionários. Enfoca o tratamento humanizado para os pacientes, mas também para quem trabalha na instituição. Reconhece a humanização como um aspecto da qualidade, bem como discute a possibilidade de administrar e humanizar dentro de uma instituição de saúde.
Palavras-chave: Hospital; humanização; respeito; administração; qualidade.
Por muito tempo, o hospital foi somente um depósito onde se amontoavam os enfermos que não possuíam recursos financeiros. Sua finalidade era mais social do que terapêutica. Não se falava em humanização hospitalar. Nos tempos atuais, esta expressão está entrando cada vez mais no vocabulário e na preocupação das pessoas.
Para iniciar este trabalho foi feito um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de opinião entre pessoas que voluntariamente aceitaram responder sobre o que esperavam de um atendimento hospitalar. Por ordem de preferência, as pessoas responderam que quando vão ao hospital elas querem respeito, competência, cordialidade, boa formação profissional,