Resenha
Os processos de fabricação apresentam uma série de divergência consideráveis que a cada momento colocam todo o trabalho de um projeto em risco.
Projetar pode significar o desenvolvimento de novos materiais que possuam combinações únicas das suas propriedades, onde o mesmo envolve a seleção de um novo material para uma aplicação especifica, não deixando de considerar os processos de fabricação exigidos, como solda, conformação, etc., os quais dependem das propriedades dos materiais.
Ou o desenvolvimento de um processo para a produção de um material que possua melhores propriedades. Uma empresa quer desenvolver, por exemplo, um recipiente de plástico que não quebre, não grude os alimentos e, certamente, não derreta quando for exposta ao calor. Talvez nem seja preciso inventar um novo material para isso, mas sim escolher, entre os vários que já existe, qual o mais adequado, além de fazer adaptações, caso seja necessário.
A técnica ideal para se executar um projeto e determinar seus componentes, consiste no método do estudo de casos. Através dessa técnica as soluções para problemas de engenharia da vida real, são analisadas cuidadosamente em seus mínimos detalhes, como por exemplo, um eixo cilíndrico que é tensionado em torção. Inicia-se o processo de execução do projeto pelos materiais que melhor se encaixam na aplicação, apresentando uma combinação de propriedades que seja desejável ou ótima.
Um projeto seguro exige que o eixo seja capaz de sustentar um dado momento de torção sem que haja a ocorrência de fratura.
Para tal escolha é preciso analisar o índice de desempenho de uma variedade de material potencial para a aplicação, utilizando o índice através do diagrama de seleção de materiais, será apresentado algumas semelhanças de resistência por unidade de massa em determinados materiais. Considerando que a resistência do material do eixo deve ser igual ou superior a 300Mpa, verifica-se que usando como referencia a linha horizontal construída em 300Mpa