empresa familiar
O PROCESSO DE SUCESSÃO DA EMPRESA FAMILIAR.
LARYSSA MACHADO DOS SANTOS
O PROCESSO DE SUCESSÃO DA EMPRESA FAMILIAR.
Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade Nacional - Finac como requisito básico para a conclusão do Curso de Administração.
Orientador (a): Mollayni
VITÓRIA – ES
2014
RESUMO: Um mercado atraente em busca de maximização dos lucros. Conheça as vantagens e desvantagens de se ter ou trabalhar em uma empresa familiar. Cerca de 75% das empresas existentes no mercado são empresas familiares. A sucessão do comando das empresas familiares é um estudo com bastante intensidade devido ao seu alto grau de importância para garantir então a sobrevivências das empresas,
Este trabalho tem a intenção de atingir aos empresários proprietários de empresas familiares e estudiosos do assunto, abordando qual o momento certo, função importante do fundador e sucedido, o preparo que o sucessor deve ter, quais as ferramentas modernas que vem sendo aplicadas e o que as empresas familiares dispõem na atualidade para auxiliar no processo da sucessão. Com características de empresa familiar, relatando suas principais vantagens e desvantagens originadas pelo processo sucessório, na primeira geração.
PALAVRA CHAVE: Trabalho, Família, Lucros
INTRODUÇÃO
OBJETIVO GERAL
Este projeto tem por objetivo abordar os problemas ligados à sucessão das empresas familiares que podem colocá-las em risco de sobrevivência.
Tendo como ponto inicial a pergunta problema: por que muitas empresas familiares não sobrevivem muitas vezes em gerações futuras, este trabalho tem como principal meta mostrar as dificuldades encontradas por fundadores em passar o poder e o comando para suas descendências.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Minimizar os conflitos que emergem no processo de sucessão nas empresas.