sociologia
A sociologia é uma forma de interpretação da realidade.
Aprender a pensar sociologia é utilizar os argumentos, os dados, as histórias, a análise, a compreensão do que se está afirmando. É compreender o mundo dos homens e o destingir do senso comum.
O olhar sociológico é o olhar com base no estranhamento do cotidiano, é o olhar que quebra a forma de encarar a realidade, pois estamos acostumados a encarar tudo como natural, como se o mundo e as coisas que nos cercam fossem “naturais” e sempre foram assim, ou seja, acostumados com o olhar comum, que é a forma válida de pensamento, aquele adquirido por resultados de experiências que vivemos nos ambientes próximos. Assim, a base do olhar sociológico é tomar consciência de que o olhar jamais é neutro, nem natural, mas sim, que está repleto de prenoções.
2- Qual argumento o autor utiliza?
Reduzir estrategicamente a variação múltipla do real a poucas, mais abrangentes, categorias menos gerais, ou seja, os contextos as particularidades, as singularidades.
Podemos explicar a sociedade através da religião do senso comum, pela filosofia mas para compreender a sociedade nos precisamos de um caminho, um método racional, sistemático e empírico que é próprio da sociologia, os casos, as ações das pessoas, os fatos com os quais iremos lidar no dia a dia.
3- Qual a minha crítica sobre o texto?
Para desenvolvermos um olhar sociológico precisamos desenvolver a capacidade de pensar em forma crítica e autônoma nos afastando de nossos pré-conceitos, julgamentos, sentimentos, que são influenciados pelo meio em que vivemos e passarmos a observar a realidade e analisá-la, compará-la com o que pensávamos antes e chegarmos a novas conclusões, formando novos valores, consolidando um conjunto que vão formar nossa ética que é a base para nossa tomada de decisões.
4- Como esse texto contribuiu para resolver meu problema?
A impressão é que estou vendo várias