Crimes praticados pela internet
CURSO DE DIREITO
NOME
CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET
CURITIBA
2014
NOME
CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET
Relatório, apresentado a FESP – Faculdade de Educação Superior do Paraná, como parte das exigências para a obtenção de nota parcial para as matérias do curso de Direito do 2º período diurno.
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
A internet é uma ferramenta quase indispensável nos dias atuais para toda a população, de estudantes a grandes empresários. É através dela que podemos armazenar dados, nos comunicar de forma mais rápida e barata, aproximando pessoas, unir de uma forma geral.
Mas o que muita gente não sabe é que a facilidade que a internet traz, também oferece riscos. De acordo com a Polícia Civil, os crimes cibernéticos são cada vez mais comuns.
São exemplos destes crimes as ameaças cometidas por e-mails, injúrias praticadas em redes sociais, a interceptação ilegal de e-mails, a existência de sites com conteúdo racista, dentre outras ações criminosas que tenham relação com computadores.
E não para por aí. As fraudes pela internet geralmente utilizam e-mails ou sites falsos que podem incidir nos crimes de estelionato ou furto mediante fraude, dependendo do caso. Também há muitos casos de crimes contra a honra, crimes de ameaça, racismo, violação ao direito autoral, apologia ao crime ou criminoso, pornografia infantil, entre outros. São os chamamos cyberbullying, um tipo de agressão psicológica praticada na rede de forma habitual, traumática e prejudicial à vítima. Se caracteriza pela rápida disseminação da ofensa em uma infinidade de sites e blogs. Dificilmente a vítima consegue extirpar a informação de todos os locais onde se aloja.
CRIMES VIRTUAIS
A utilização cada vez maior da tecnologia e dos avanços da “revolução digital” são fundamentais para a evolução da sociedade. Desde sua