EMPRESA FAMILIAR NO BRASIL
INTRODUÇÃO 4
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
1.1. Empresa familiar 5
1.2. Características de uma empresa familiar 5
1.3. Origem da empresa familiar no mundo 6
1.4. Origem da empresa familiar no Brasil 6
2. UM BREVE HISTÓRICO DAS EMPRESAS FAMILIARES NO MUNDO 8
2.1. Exemplo de falência em empresas familiares 10
2.1.1 Arapuã 10
2.1.2. Casa José Silva 10
2.2. Exemplo de empresa familiar que sobrevive há décadas 11
2.2.1. Grupo Gerdau 11
2.3. Exemplo de erro de sucessão não familiar 12
2.3.1. Leite de Rosas 12
3. A INFLUÊNCIA DO CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL 13
4. A PRESENÇA DA LIDERANÇA NA EMPRESA FAMILIAR 15
5. O CONTEXTO E DESAFIOS DE UMA SUCESSÃO 17
6. O CENÁRIO DOS MERCADOS NACIONAL E INTERNACIONAL 20
CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO O trabalho refere-se à Empresa Familiar, como sendo aquela administrada por um grupo de pessoas, as quais estão ligadas por relações parentais, tanto por laços genealógicos ou biológicos.
Antes da Revolução Industrial, onde a produção começava em casa, era feita por artesões que ensinavam seus filhos para que um dia pudessem ocupar o seu lugar.Com o passar do tempo foram surgindo empresas de grande porte (as indústrias) e assim produzindo em larga escala, dificultando a sobrevivência de pequenas empresas familiares.
Com esta evolução, as empresas familiares, de certa forma, foram colocadas de lado, mas hoje é um tema atual e que começa a ser abordado por pesquisas acadêmicas, no Brasil e no mundo, que exploram diversos fatos nesta temática, como preparação (ou falta dela) para a sucessão, o tipo de liderança abordado, enfim um grande volume de material, que confirma à predominância das mesmas na economia, e consequentemente, quanto à sua importância.
No que se refere à pesquisa bibliográfica, este trabalho pretende discorrer sobre uma análise brasileira, relatando um breve histórico mundial e local. Primeiramente, com o contexto e algumas definições de diferentes autores. Depois em segundo momento, focando em