rdrigo
SIMONE AGUIAR DE SOUZA ²
PROFA.ELENIA BAKER DA CUNHA ³
RESUMO
Este presente artigo tem a finalidade de definir o que é uma empresa familiar; surgimento no mundo e no Brasil; as fases de uma empresa familiar; como estão contextualizadas hoje; retratar exemplos de empresas familiares que no passado foram grandes e faliu, o porquê que muitas empresas familiares se dissolveram, quais os problemas que estas empresas enfrentam. Análise problemática interna da empresa familiar, focando as questões de sucessão, a mudança no ambiente externo que estão obrigando as empresas a mudar suas estratégias, como é vista a sucessão para os empresários donos das empresas familiares segundo especialistas do assunto, qual o momento certo de ocorrer á sucessão, exemplo de empresas que tem sobrevivido a várias gerações, qual é o segredo, quais as principais ferramentas utilizadas hoje pelas empresas familiares, para auxiliar na sucessão e superar esta etapa com sucesso.
Palavra chaves: empresa familiar, mudanças de valores e preparação para a sucessão.
¹ Artigo apresentado para obtenção do título de Especialista em Gestão de Recursos Humanos na FATEC - Faculdade Internacional de Curitiba.
²Simone Aguiar de Souza – pós-graduanda em Gestão de Recursos Humanos pela Fatec Internacional de Curitiba-Pr, graduada em administração pela Unespar – Apucarana-PR. E-mail: simonesouza2002@hotmail.com.
³ Professora Orientadora – MSc. Elenia Baker da Cunha. Graduada, Especialista, Mestre e Doutoranda em Administração. Email: eleniastadler@yahoo.com.br
1- INTRODUÇÃO
A empresa familiar a nível mundial apresenta uma grande heterogeneidade, tanto em relação a tamanho como em grau de competitividade no ambiente econômico o qual atua. Hoje existem desde pequenas e médias empresas, especializadas e competitivas, até grandes conglomerados que cresceram e que precisam reformular suas atividades