Empresa de Navegacao Nacional
Aliança
A Aliança Navegação e Logística atua fortemente no tráfego internacional, com ênfase nos serviços para América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, Ásia e África do Sul. No Brasil, a empresa é referência no transporte de cabotagem, sendo uma das empresas pioneiras na retomada do transporte costeiro.
O portfólio de clientes é composto por empresas que lideram os setores mais dinâmicos da economia, tais como: automotivo, químico, eletroeletrônico, carnes, frutas, higiene e limpeza, e madeireiro. O alto padrão de qualidade dos serviços prestados é atestado pelas certificações ISO 9001:2000 e ISO 14001:2004, emitidas pelo Germanischer Lloyd, apontado pelo mercado como um de seus principais diferenciais.
O crescimento da Aliança nos últimos anos baseou-se na intensificação de suas atividades em todos os elos da cadeia logística, no transporte de cabotagem e internacional.
Em 2012, a empresa registrou um faturamento de R$ 2,7 bilhões e movimentou 680 mil TEUs.
História
A história da Aliança Navegação e Logística se confunde com a própria história da navegação comercial brasileira. Fundada no ano 1950 pelo alemão Carl Fischer, a Aliança operava inicialmente com apenas um navio que transportava frutas entre o Brasil e a Argentina.
Com a Aliança, Carl Fischer fez da empresa a única companhia privada daquela época que realizava o transporte por cabotagem. Fortalecido pela filosofia de reinvestir seus lucros e modernizar-se constantemente, em 1959, a empresa obteve um crescimento acelerado, atingindo 50% do mercado de bandeira brasileira no transporte de carne resfriada ligando Brasil e Argentina, firmando assim sua presença no Mercosul.
Entre 1965 e 1991, a companhia encomendou 30 navios, sendo que a maioria no Brasil. Em 1967, a Aliança, considerada a maior empresa privada de cabotagem, passou a atuar também no transporte de longo curso que atendia aos portos do Atlântico