Resumo do livro a Arte da Guerra
O livro foi escrito por SunTzu a 250 anos antes de Cristo, o livro fala sobre estratégias de combate e táticas de guerra e diz que a primeira batalha começa com nós mesmos, devemos conhecer nossos pontos fortes e fracos, que para atingirmos nossos objetivos é necessário trabalhar em conjunto, conhecer o ambiente de ação e o obstáculo a ser vencido. O comandante deve tomar a decisão imediatamente assim que o fato acontece. As tropas são treinadas visando o erro do inimigo, ou mesmo provocando-a com antecedência, o ensinamento taoísta de só agir no momento oportuno.
Hoje em dia o livro ainda é usado por empresas no mundo dos negócios, para treinar jovens executivos sendo constantemente adaptado para outras áreas de conhecimento. Negociar não é uma guerra, os ensinamentos de Sun Tzu , podem ser aproveitadas para negociar com outras pessoas, a guerra nada mais é que maneiras de se evitar erros de negociação, ao contrário de uma guerra, em uma negociação não há derrotados.
Capítulo I - Estimativas ou Cálculos
A guerra é um assunto de vida ou morte para um Estado, deve então ser seriamente estudada.
Cinco fatores são fundamentais:
1) A moral: um soberano deve ter a confiança de seu povo para conseguir levá-lo à guerra e arriscar suas vidas.
2) O clima: compreensão e bom uso das estações do ano.
3) O terreno: as condições físicas da geografia local, o cálculo das distâncias.
4) O comando: as cinco qualidades básicas de um general, a saber, a coragem, o rigor, a sabedoria, a sinceridade e a humanidade.
5) A Doutrina: tudo que concerne à manutenção e administração das tropas.
Capítulo II - A Condução da Guerra ou Planejamento
Os custos de uma guerra são muito elevados para qualquer Estado, a manutenção das tropas por longos períodos de tempo leva um reino à ruína. Assim, a chave da guerra está na vitória e não na sua prolongação.
Capítulo III - Estratégia Ofensiva
Na guerra, o objetivo é tomar o Estado intacto. A habilidade consiste em