Empregabilidade
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM (Processos Gerenciais)
GUSTAVO LUCIO GOMES
CARLOS ADRIANO PEREIRA
PLANO DE NEGÓCIOS
FORTALEZA - Ce
MAIO - 2012
1. INTRODUÇÃO
Ao passar do tempo com a evolução do mercado, desde simples trocas de mercadorias até a atualidade onde ocorrem agora trocas de informações e dinheiro virtual, o mercado de trabalho sempre vem acompanhando essa mudança fazendo com que as pessoas venham a se especializar cada vez mais para acompanhar essa mudança. A tecnologia é o grande propulsor desse desenvolvimento, com essa crescente tecnologia as pessoas passam a ter que desenvolver novas habilidades e competências para continuar competindo nesse mercado cada vez mais exigente.
O termo “empregabilidade” surgiu segundo Saviane, como sinônimo como caminho salvador para o assustador desemprego. Com esse conceito no século 21 o perfil do trabalhador deve possuir e desenvolver habilidades e competências que vão alem da sua área. O termo foi criado pelo por José Augusto Minarelli no fim dos anos 90 e remete a capacidade de um profissional estar empregado, mas além disso, a capacidade de um profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos referentes ao mercado de trabalho.
José Minarelli também estabelece o que se chama de “6 pilares da empregabilidade” que garantem a sonhada segurança profissional que são:
PILAR 1: ADEQUAÇÃO PROFISSIONAL
Este pilar refere-se a adequação à vocação. Com ela, existe a motivação para realização e consequentemente a felicidade no trabalho. A pessoa se torna mais criativa rende mais. A proximidade entre o trabalho desempenhado e a vocação é primordial para que a pessoa seja proativa nas atividades e que todos os dias tenha ânimo para deslocar-se até seu local de trabalho com energia e disposição.
Muitos profissionais por um motivo ou outro estão às voltas com atividades que não correspondem à sua