Atps mec
CLASSIFICAÇÃO GERAL:
As engrenagens são classificadas de diversas formas que dependem do tipo de uso a que se destinaram. Seguem os principais tipos.
Engrenagens cilíndricas de dentes retos
Os dentes são dispostos paralelamente entre si e em relação ao eixo. É o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. É usada em transmissão que requer mudança de posição das engrenagens em serviço, pois é fácil de engatar. É mais empregada na transmissão de baixa rotação do que na de alta rotação, por causa do ruído que produz.
Engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais
Os dentes são dispostos transversalmente em forma de hélice em relação ao eixo. É usada em transmissão fixa de rotações elevadas por ser silencioso devido a seus dentes estarem em componente axial de força que deve ser compensada pelo mancal ou rolamento. Serve para transmissão de eixos paralelos entre si e também para eixos que formam um ângulo qualquer entre si (normalmente 60 ou 90º).
Engrenagens cônicas de dentes retos
É empregada quando as árvores se cruzam; o ângulo de interseção é geralmente 90º, podendo ser menor ou maior. Os dentes das rodas cônicas têm um formato também cônico, oque dificulta sua fabricação, diminui a precisão e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cônica é usada para mudar a rotação e direção da força, em baixas velocidades.
Engrenagens cônicas de dentes curvos
As engrenagens cônicas de dentes curvos são empregadas na transmissão de movimento entre eixos concorrentes podendo ser empregadas em velocidades bem mais elevadas que os outros tipos.
1.2 - PERFIL EVOLVENTE:
Circunferência de base
Circunferência sobre a qual rola a reta que contém o ponto geratriz.
Reta geratriz
Reta que rola sobre a circunferência de base e contém o ponto geratriz da evolvente.
Ângulo de incidência
Ângulo