A importância do trabalho integrado entre supervisão escolar e orientação educacional
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INTEGRADO ENTRE
SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Este trabalho faz parte das disciplinas: Supervisão Escolar e Orientação Educacional, do Curso de Pós Graduação: Gestão de Trabalho Pedagógico, na modalidade à distância, da FACINTER.
PORTO ALEGRE
2009
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo de fazer um breve histórico da Supervisão escolar, da Orientação Educacional e sua trajetória ao longo destes anos. Colabora com a discussão e reflexão da importância de um trabalho integrado da ação da orientação educacional e da supervisão escolar. Pensar na ação destes profissionais e, principalmente em um trabalho integrado, é pensar na educação, é pensar sociedade. Atualmente, a atuação do supervisor escolar e da orientação educacional representa pensar sobre diferentes possibilidades e desafios em espaços que ora se abrem.
1. SUPERVISÃO ESCOLAR A supervisão se apresentou de diversas formas, desde a sua origem nas empresas, visando controlar, ora o trabalho, ora o empregado, até a supervisão escolar, com finalidades diversas em cada momento de sua história. O supervisor já existia, desde as comunidades primitivas (exercendo um trabalho de vigilância discreta), como, também na antiguidade e na era medieval (exercendo um trabalho de fiscalização e coerção), influenciando e sendo influenciado conforme o contexto histórico e as necessidades deste: ”[...] sua função, desde a origem, era a de estar constantemente presente junto às crianças, tomando conta delas, isto é, vigiando, controlando, supervisionando, portanto, todos os seus atos” (Saviani, 2000, p.16-17). Estamos falando do pedagogo que hoje assume a supervisão educacional como função, pois a supervisão fazia parte do processo educativo, tanto das crianças, quanto dos trabalhadores.