Empregabilidade
TRABALHO RECRUTAMENTO E
SELEÇÃO - EMPREGABILIDADE
Curso: Técnologo Gestão em Recursos Humanos. Alunas: Antônia Larissa D. Andrade RM – 10369 Isabela Santos da Silva RM – 10585 Priscila de Oliveira Borges RM – 10324
OSASCO
2013
Introdução.
A sociedade contemporânea e os avanços tecnológicos contribuem para a visão e atenção a esse novo olhar voltado para a empregabilidade. Apresenta- se neste documento uma visão moderna dentro do âmbito administrativo que pode ser uma das pioneiras da abordagem moderna. O mundo globalizado reflete nas exigências das empresas sobre os candidatos, que também precisam estar preparados para o mercado, o que faz com que o produto chamado pessoas necessite estar mais arrojado e diferenciado.
Desenvolvimento:
A empregabilidade, baseia-se numa recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais.
O termo empregabilidade foi criado por José Augusto Minarelli, no fim dos anos 90. Remete à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao Mercado de Trabalho.
José Augusto Minarelli estabelece, o que ele chama de seis pilares da empregabilidade, que garantem a segurança profissional do indivíduo.
Adequação da profissão à vocação.
Uma vez que para tornar-se um bom profissional e um ser humano realizado, o indivíduo deve conciliar a sua função com a capacidade e paixão pelo que faz.
Competência Profissional.
Preparo técnico;