ciência do ambiente
Aluno: Antônio Marcos de Almeida Silva
Matrícula: 12212289
Turno: Noite
USO DO LIXO EM FORTALEZA E OUTROS MUNICIPIOS
Atualmente os lixos gerados pela população do município de Fortaleza são coletados em caminhões que levam até os aterros sanitários mas conhecidos como lixões, um dos assuntos levado para a câmara municipal é sobre a desativação dos lixões e a utilização de galpões para a reciclagem desse lixo.
Até 15 anos atrás toda a coleta de Fortaleza era despejada a céu aberto no lixão do bairro Jangurussu. Do lixão do Jangurussu, sobrou um morro formado pelo material acumulado no solo durante anos. O lixo de Fortaleza passou a ser levado para o aterro sanitário de Caucaia, município vizinho. Atualmente, o local recebe cinco toneladas por dia. O lixo é compactado e coberto com terra para não ficar exposto.
O líquido gerado pela decomposição é tratado e o gás metano é queimado. Todo aterro é dividido em áreas, cada qual com um tempo de vida útil. Ele é determinado pelo volume de lixo que é depositado.
A cada área completada, uma outra, passa a receber os resíduos até que todo o terreno seja esgotado.
O aterro de Caucaia deve operar por mais dois anos e uma nova área próxima já está em processo de licença de instalação.
A mudança que envolveu a destinação do lixo em Fortaleza é determinado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos que completou três anos. Ela estabelece, para agosto de 2014, o fim dos lixões e a destinação correta dos resíduos em todos os municípios brasileiros, ou seja, a construção de aterros para receber materiais não recicláveis.
Empresas que reciclam alguns tipos de lixo estão crescendo em toda a região do Ceará, possibilitando mais empregos aos catadores de lixo e beneficiando a comunidade com a reciclagem do seu próprio lixo.
Apesar de poucos municípios possuírem coleta seletiva publica, algumas prefeituras estão se conscientizando sobre a