CIENCIAS DO AMBIENTE
O fenômeno conhecido como inversão térmica, bastante frequente em cidades como São Paulo, traz sérios problemas de saúde à população. Ele é assim explicado: normalmente, as camadas inferiores de ar sobre uma cidade são mais quentes de que as superiores e tendem a subir, carregando as poeiras em suspensão. Os ventos carregam os poluentes para longe da cidade grande. No entanto, em certas épocas do ano, há fatores que favorecem o fato de camadas inferiores ficarem mais frias que as superiores.
A chuva ácida é uma das principais consequências da poluição do ar. As queimas de carvão ou de derivados de petróleo liberam resíduos gasosos, como óxidos de nitrogênio e de enxofre. A reação dessas substâncias com a água forma ácido nítrico e ácido sulfúrico, presentes nas precipitações de chuva ácida.
A poluição da água, o petróleo derramado nos mares prejudica a fotossíntese, por interferir na chegada de luz ao fitoplâncton. São assim afetadas as cadeias alimentares marinhas.
4. Por que razões se estudam tópicos de Ciências do Ambiente e noções de Engenharia Ambiental nos cursos de Engenharia? Capacitar os alunos a terem noção de utilizar equipamentos que não prejudiquem o ambiente, o uso de novas técnicas e tecnologias. E ensinar-lhes sobre o as consequências da ação humana no ambiente, impacto ambiental.
6. O que é Desenvolvimento Sustentável? É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
7. O que é a pegada ecológica? Como você a entende? A Pegada Ecológica calcula a pressão do ser humano sobre o planeta, medindo a rapidez com que consumimos recursos naturais e produzimos resíduos, em comparação com a capacidade do planeta