Ciencias do ambiente
AMBIENTE
Introdução: A crise ambiental
O estudo da Biosfera: Conceitos Básicos em ecologia
Ciclos Biogeoquímicos
A dinâmica das populações
Prof. Juliane de Miranda Prina
1º Período de Eng. Civil
Apostila 1 – Ciências do Ambiente Ecologia
1. A crise ambiental
Segundo Miller (1985), nosso planeta pode ser comparado a uma astronave, deslocando-se a cem mil quilômetros por hora pelo espaço sideral, sem possibilidade de parada para reabastecimento, mas dispondo de um eficiente sistema de aproveitamento de energia solar e de reciclagem de matéria. Existem atualmente, na astronave, ar, água e comida suficientes para manter seus passageiros.
Tendo em vista o progressivo aumento do número desses passageiros, em forma exponencial, e a ausência de portos para reabastecimento, pode-se vislumbrar, a médio e longo prazos, problemas sérios para a manutenção de sua população.
O uso de energia implica, pela segunda lei da termodinâmica, na degradação de sua qualidade. Como consequência da lei da conservação da massa, os resíduos energéticos (principalmente na forma de calor), somados aos resíduos de matéria, alteram a qualidade do meio ambiente no interior dessa astronave. A tendência natural de qualquer sistema, como um todo, é de aumento de sua entropia (grau de desordem). Assim, os passageiros, utilizando-se da inesgotável energia solar, processam, por meio de sua tecnologia e de seu metabolismo, os recursos naturais finitos — gerando, inexoravelmente, algum tipo de poluição. Do equilíbrio entre esses três elementos — população, recursos naturais e poluição (Figura 1)— dependerá o nível de qualidade de.vida no planeta. Os aspectos mais relevantes de cada vértice do triângulo formado por esses elementos e suas interligações são analisados nos itens subseqüentes.
FIGURA 1: Relação entre os principais componentes da Crise
Ambiental.
Profª Juliane de Miranda Prina
Curso de Engenharia Civil
Página 2