EMPREENDER É ERRAR
Para a empreendedora, o empreendedor brasileiro precisa aprender a fracassar
“Empreender é tomar decisões com informações incertas e a gente precisa entender que o erro e o risco fazem parte do aprendizado”. É assim que a empreendedora Bel Pesce, também conhecida como a menina do Vale, define empreendedorismo. Bel participou hoje de uma palestra, a qual EXAME.com teve acesso com exclusividade, para estudantes universitários do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper.
A empreendedora também falou sobre como começou a sua trajetória nos Estados Unidos estudando no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e de como descobriu a palavra empreendedorismo.
“Empreender é algo muito amplo e não significa necessariamente abrir um negócio. Empreendedor é aquele que cria coisas que tocam vidas”, resumiu a menina do Vale. Durante sua temporada no exterior, ela trabalhou em empresas como Microsoft e Google.
Para ela, o problema da glamourização do empreendedorismo no Brasil é que ainda é baixa a disseminação do fracasso no país. Histórias de sucesso interessam mais do que os erros cometidos, por exemplo. Outra percepção errada é a de que empreender significa não ter chefe. “E isso é perigoso porque ter cliente é pior que chefe, pois cliente é mercado e se você não entregou está fora”, explica.
Expectativas
Em novembro do ano passado, Bel lançou a plataforma online do FazInova que oferece cursos gratuitos sobre empreendedorismo. Hoje, o escritório da empresa está localizado na região da Paulista, em São Paulo.
“O que eu sempre aprendi no Vale é que você tem que validar ideia. Ainda não está validado, mas a gente está tentando usar o escritório daqui de São Paulo e alguns novos escritórios que a gente vai abrir para ver se será viável esse modelo de coworking mais networking e mais aulas em diversos lugares. Se for viável, a gente vai querer, sem dúvida, expandir no modelo franquia”, contou a