Empreendedorismo
No primeiro capitulo do livro – não se preocupe com a sua idade, Bel mostra com vários exemplos de pessoas bem sucedidas que não existe idade específica para empreender, mas o desejo natural e urgente de um jovem em se tornar independente deve ser o principal motor para iniciar a sua própria vida, deixando de ser coadjuvante da vida de seus pais. O importante nessa etapa é acreditar em si mesmo e ser extremamente apaixonado pelo o que faz e principalmente em influenciar pessoas de forma positiva e solucionar problemas, trabalhando arduamente.
Normalmente o meio em que crescemos nos apresenta as primeiras referências que ajudaram a criar a nossa forma de pensar. Porém somos influenciados pelo meio, mas somos os únicos capazes de mudar o nosso destino. Dessa forma Bel mostra também que é essencial ter pessoas que sirvam de referência para a nossa vida, pessoas estas que nos mostram com a sua trajetória de vida, que o impossível pode se tornar possível, que pessoas valem mais do que coisas, que não devemos desistir dos nossos projetos, não devemos ter medo de errar, enfim a história de Bel é uma dessas referências.
Além disso, a busca pelo conhecimento é de suma importância para os que buscam empreender, nesse quesito existem leituras valiosas que nos direcionam a tomar decisões melhores.
Para muitos um empreendedor trabalha pouco, vai à empresa uma vez na vida ou vive viajando a lazer, enfim não precisa de muito esforço para ter um grande império. Porém A menina do vale descreve o cotidiano de um empreendedor como sendo o oposto do que muitos pensam, pois é necessário trabalhar arduamente, sacrificando muitas horas de sono, vivendo mais na empresa do que em casa. Nesse ponto Bel afirma que é primordial conversar e