Empreendedor rural
1
EMPREENDER NO CAMPO
A criatividade
A criatividade é somente uma das múltiplas formas de expressão do ser humano, ainda que, talvez, a mais importante, a mais completa e a mais comum. Sim, porque apesar de todo o mito e exclusividade gerados ao redor da capacidade criadora, trata-se de um aspecto sempre presente no cotidiano do homem. Freqüentemente nos queixamos de falta de criatividade, invejando as pessoas criativas, encarando-as como verdadeiros deuses. Tal sentimento não significa manifestação de ausência ou escassez desse bem, mas simplesmente inconsciência de nossos próprios poderes e expressões criadoras. Não se trata de um dom celestial do qual se beneficiam alguns eleitos. É meramente uma característica elementar que nos distingue do resto do reino animal, e desta forma está presente em todos os homens e a todo momento.
Lembre-se de você quando era criança. Não lhe parece que você era mais criativo? Com duas latas e um fio, fazia um telefone. Dois prendedores em “L”, e surgia um revólver.
Qualquer coisa, mas qualquer coisa mesmo, se transformava num outro elemento. Éramos cavaleiros medievais com a mesma facilidade com que nos tornávamos guerreiros espaciais.
Afinal, o que mudou nestes anos? A resposta é simples. Adquirimos o medo de errar, de experimentar, de fazer experiências. Passamos a acreditar que o mundo tem uma única forma, uma única resposta. Em suma, nos acomodamos. Montamos nossos escaninhos e começamos a classificar tudo. Perdemos a poesia. Uma criança livre vê o mundo de maneira metafórica. Quando chove, o céu está chorando, o sol derrete a noite. Seus autolimites são empurrados para longe. Ela ainda não descobriu o que não pode, o que não deve. Isto aprendemos mais tarde e, se não tomarmos cuidado, nunca questionaremos.
Você já deve estar se perguntando o que é criatividade e de onde vem.
Ela é um tipo de energia, um