Contabilidade Rural II
CLAUDIO IRINEU ALVES JUNIOR
TRABALHO DE COMPLEMENTAÇÃO CARGA HORÁRIA
UBERABA MG
2015
CLAUDIO IRINEU ALVES JUNIOR
TRABALHO DE COMPLEMENTAÇÃO CARGA HORÁRIA
Trabalho apresentado à Faculdade de ciências econômicas do Triangulo mineiro, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Contabilidade Rural II do 5º período do curso de Ciências Contábeis.
Orientador: Alcione Bononi.
UBERABA MG
2015
A IMPORTANCIA DO CONTROLE CONTÁBIL PARA A AGROPECUÁRIA
O empreendedor rural
O produtor rural que antes se preocupava em produzir para seu próprio sustento e desenvolvia a agricultura familiar, hoje passou a ser um empreendedor rural e a prestar serviços trabalhando diretamente na fabricação e comercialização de seus serviços.
O empreendedor rural pode ser pessoa física ou jurídica que esteja explorando uma atividade rural, seja essa atividade temporariamente ou permanentemente.
É necessário que o empreendedor passe a ter uma visão mais ampla de seu negócio e se torne efetivamente um empreendedor. Para isso ele deve buscar e se interagir com seu negócio a fim de conhecê-lo melhor. A utilização de ferramentas de suporte a gestão são grandes aliadas na condução de um bom gerenciamento do empreendimento rural.
Desta maneira é preciso que o empreendedor rural, se tratando de pessoa jurídica, esteja sempre em parceria com seu contador, optando pela forma de tributação mais adequada ao seu negócio, dentro de uma escolha criteriosa, entre as quais se encontram: o Simples Nacional, Lucro Presumido e o Lucro Arbitrado.
Falta de conhecimento sobre a gestão contábil A contabilidade rural tem diversos benefícios que proporciona a melhoria da produção e desempenho para o produtor rural, e mesmo assim tem sido pouca procurada e utilizada por eles. Eles têm uma visão que a contabilidade rural seja algo complexo e que tem finalidade apenas para fins de imposto de renda, lhes oferecendo