Empreendedorismo-Estudo de Caso
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
TRABALHO DE EMPREENDEDORISMO
MARÇO 2014
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Alexandre Costa e a Cacau Show A história da famosa rede brasileira de chocolates, Cacau Show, começou quando Alexandre Costa, na época revendedor de chocolates, conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 g. Porém a empresa para qual Alexandre trabalhava não fabricava ovos desde tamanho e para não decepcionar o cliente Alexandre encontrou uma senhora que fazia chocolates caseiros. Durante a pascoa de 1988, com uma jornada de trabalho intensa, Alexandre conseguiu honrar com seu compromisso e lucrou aproximadamente U$500. Foi então que nasceu a Cacau Show.
Alexandre se aproveitou da oportunidade e da falta de concorrência no ramo de chocolates caseiros e investiu os U$500. Se capacitando e fazendo cursos no exterior, Alexandre estabeleceu sua primeira loja em uma pequena sela emprestada pelos pais, e começou as vendas com um fusca, indo de porta em porta de padarias e supermercados, começou então a utilizar do recurso de uma equipe de revendas.
Dez anos após a venda da primeira encomenda a Cacau Show ocupava 4 andares do mesmo prédio onde começou e produzia cerca de 35 toneladas de chocolates por mês. Em 2000 um dos revendedores, por falta de espaço, precisou alugar uma loja, nascendo assim a primeira loja com o nome Cacau Show na fachada. Em 2003 a franquia chegou ao número de 130 lojas. No mesmo ano a Cacau Show lançou uma campanha social e fez doações de mais de 200 mil ovos de pascoa em todo o Brasil. Em 2005 a Cacau Show ganhou o prêmio de Melhor Franquia do Ano. Em 2008 torna-se a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. Em 2010 Alexandre Costa escreve o livro Uma trufa e ... 1000 lojas depois!, considerado um guia para empreendedores que buscam sucesso nos negócios.
Em quase 24 anos de história, a Cacau Show nunca precisou de capital externo. Toda a evolução e crescimento da empresa