Estudo de Caso - Empreendedorismo
A partir de uma boa ideia e de muita pesquisa, é possível estabelecer o começo da criação de uma empresa. No estudo de caso, João Ricardo teve uma boa ideia, uma excelente em oportunidade de fazer com que, a partir da venda da empresa de café em que ele estava, viesse criar sua própria empresa de sucos, visto que tinha percebido, devido a sua experiência profissional, que o mercado de sucos estava crescendo. João teve essa visão empreendedora e resolveu investir nessa ideia. Então planejou cuidadosamente antes de tomar alguma decisão precipitada, fazendo várias pesquisas de mercado, verificando o mercado potencial, público-alvo, pesquisa de quantidade e qualidade em que identificaram que sucos prontos tinham uma forte demanda no atual mercado.
Quando foram identificados o mercado alvo e potencial, verificou-se que tinham um grande mercado a ser conquistado, pois a fabricação de sucos industrializados estava apenas no começo, visto que o consumo de suco era mais concentrado apenas nas classes mais altas da sociedade, e que logo que o restante da população começassem a comprar também os sucos prontos, haveria uma grande expansão de mercado.
Ao começar as pesquisas, ocorreu também fazer um benchmarketing, ou seja, uma visita a fábricas de produção de suco industrializado em outro país, ver seus sistemas de fabricação de sucos e pegou aquilo que elas tinham de melhor e tentou agregar para o layout de sua fábrica e assim conseguir, da melhor maneira possível, fabricar sucos e evitar desperdícios de tempo e materiais. A partir do planejamento cuidadoso, conseguiu a segurança dos investidores no projeto e assim começar a fabricação de sucos industrializados pela Néctar.
A implementação da fábrica e todos os seus componentes foi feita e logo após, ocorreu uma pesquisa interna que permitiu identificar os pontos fortes e fracos do produto oferecido, pois como se trabalhava com sucos naturais industrializados,