Estudo caso: empreendedorismo
TÉCNICO EM LOGÍSTICA
MÓDULO I
Empreendedorismo
Administração e Negócios – Técnico em Logística
1. Introdução
Entrevistas feitas no intuito de conhecer como o empreendedor, empreendedor social e intra-empreendedor atuam em seus ambientes de trabalho, destacar suas principais características e analisar o que os três tem em comum.
2. Empreendedor
Irinaldo Barreto, presidente de cooperativa de transportes.
2.1. Como surgiu a idéia de montar a Coopertransc?
Tudo começou quando a Electrolux anunciou a terceirização do setor transporte para eliminar o gerenciamento de transportadores autônomos de cargas visando à redução de gastos. Os profissionais dessa classe para não perder seu “ganha pão” tinham duas opções:
Montar uma transportadora ou uma cooperativa.
Na época, eu e meu amigo Carlos Pessoa tomamos a frente e fizemos o plano de negocio para os dois tipos de empresa e apresentamos para o cliente Electrolux para discutir qual plano seria mais viável para ambos o lado, pensando no custo benefício dos transportadores, a redução dos impostos e o principal, fretes mais barato, foi decidido dar andamento na estrutura cooperativa.
Reunimos vinte transportadores que é o mínimo exigido por lei para abertura da cooperativa, onde cada um entrou com um capital inicial de R$400,00 pagos em 10 (dez) parcelas de R$40,00 que foram administrados para pagamentos de fretes dos cooperados, custos fixos e variáveis. 2.2. Qual o objetivo da Coopertransc e quais são a metas traçadas para o alcance do objetivo?
Os principais objetivos da Coopertransc são promover a defesa econômico-social de seus cooperados;
Facilitar o exercício profissional de seus cooperados através da ajuda mútua sem fins lucrativos;
Tornar mais eficientes os métodos de trabalho de seus cooperados através da redução de custos operacionais;
Angariar para seus cooperados o maior volume de cargas possível, com o fito de