Empreendedor x Negociador
A diferença entre o Empreendedor e o Administrador, tendo base o livro "Transformando ideias em negócios" e as aulas, é a visão.
Em grande parte de artigos, livros e debates referente a ser um Administrador e um Empreendedor, sempre lemos/escutamos o seguinte: Um bom administrador nem sempre é um empreendedor, porem, um empreendedor bem sucedido precisa ser um administrador. Se observassemos por cima, sem uma devida pesquisa, não saberíamos diferenciar tais cargos. Contudo, até mesmo pesquisando, iremos ver semelhanças e diferenças entre ser um administrador e um empreendedor.
O Administrador exerce a sua função dentro de uma empresa, ou seja, planeja, organiza, gerencia pessoas e dirigi a empresa. Necessita ter conhecimento na área, gerenciar recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos. Deve tirar o máximo de produção, com o menor custo. Por esses fatores, o administrador também é considerado um líder.
O Empreendedor também tem a função do Administrador, todavia, o foco dele não esta somente em administrar. Esta em criar, em buscar, em se arriscar, em inovar. Ele faz a diferença, buscando ser diferente. A visão é a chave, precisa saber observar os detalhes, do porque algo dá extremamente certo em um local, e em outro não. Após a visão ser aguçada e completada, há necessidade de abraçar as oportunidades, e sempre ficar atento para não deixar passar. A paixão é a motivação.
Ser um bom negociador é útil em várias áreas da vida. Para empreendedores, pode ser crucial na hora de fechar um bom contrato ou conquistar novos clientes. Mais do que discutir e argumentar, os especialistas defendem que os donos de pequenas empresas entendam o processo de negociação antes de começar.Para Mario Rodrigues, do IbVendas, este é um ponto fundamental. “Para ter sucesso no sentido de melhor encaminhar a negociação, seja ganha-perde ou ganha-ganha, tem que ter consciência do processo. Ele tem que ter claros os objetivos de ambas as partes, que