pedagogia
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: SEMIC
PROFESSORA: LUCY CRISTINA
ACADÊMICA: ROSANE JOAQUIM ELIAS
FICHAMENTO: PROFESSORA-PESQUISADORA
“MAQUINA QUE COMEÇA A SER FABRICADA, JUSTAMENTE, COM A NOSSA INSATISFAÇÃO COM O JÁ-SENTIDO DA DOCÊNCIA MODERNA. ESTE SENTIMENTO É MAIS DO QUE UM SENTIMENTO (SE É QUE UM SENTIMENTO É POUCA COISA). MAS, DE QUALQUER MODO, É ESTE SENTIMENTO DE INSATISFAÇÃO, QUE NOS FAZ PASSAR TANTO TEMPO E TANTO TRABALHO, DEDICANDO-NOS A RESSIGNIFICAR O QUE JÁ ESTAVA SIGNIFICADO. A DESCONTRUIR O QUE ESTAVA CONFORTAVELMENTE CONSTRUÍDO. A ESTRANHAR O QUE SEMPRE FOI TÃO FAMILIAR. A DESNATURALIZAR O TIDO POR NATURAL. A DUVIDAR DO QUE OFERECIA SÓ CERTEZAS. A DESASSOSSEGAR O SOSSEGADO. A ASSUSTAR O TRANQUILO. A SUSPEITAR DAS VERDADES COLOCADAS ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA. A HISTORICIZAR O QUE ERA CONCEBIDO COMO DETERMINADO, SEGURAMENTE TRANSPARENTE, SIMPLISMENTE HERDADO, SOLIDAMENTE PERPETUADO.”(PG 59)
NÃO EXISTEM CONTEÚDOS DE ENSINO, EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGE, NEM OBJETOS DE ESTUDOS, PROBLEMAS DE PESQUISA. NAO ESISTE NENHUMA CLASSE SOCIAL,OU COMUNIDADE,OU REALIDADE,ONDE IR BUSCAR AS PROBLEMATICAS E AS TEMÁTICAS DA PESQUISA-QUE-PROCURA-E-ENSINA.O QUE “EXISTEM”SÃO TEORIAS-LINGUAGEM,QUE FORNECEM COORDENADAS PARA A DOCÊNCIA-PESQUISA.COODERNADAS,QUE PERMITEM QUE OS EDUCADORES DE EDUCADORES TENHAM ALGUMA IDÉIA DOS RUMOS A TOMAR,MAS QUE NÃO SÃO NUNCA O PONTO QUE ELES QUEREM ATINGIR(CORAZZA,1996B)(PG 62)
É PRECISO CORAGEM,VONTADE,INSUBORDINAÇÃO TRANSGRESSÃO,SUBVERSÃO.E ACIMA DE TUDO,OPTAR POR UMA NOVA ÉTICA DE TRABALHAR O ENSINO E A PESQUISA.AO USAR AS TEORIAS JÁ EXISTENTES,PARA OPERAR COM O SEU OBJETO-E USAR É A PALAVRA-CHAVE,AO INVÉS DE “APLICAR” –O PESQUISADOR DOCENTE VAI,AOS POUCOS,REELABORANDO E TEORIZANDO A DOCÊNCIA-PESQUISA-ENSINO-NOVAS LEITURAS E ESCRITURAS,NOVAS SIGNIFICAÇÕES E,CLARO,NOVAS PRÁTICAS.(PG 66)
ARTISTAGEM,DE ORDEM ESTÉTICA,ÉTICA E POLÍTICA.SIGNIFICADA COMO ENSINAR-E=PESQUISAR,DE MODO