Empadas de Cogumelos
Para além disto, quem tem preocupações ecológicas devia constatar o que se faz hoje em dia para cultivar a soja e qual o efeito desses processos...
Pois então fica dito "soja, não obrigado" pelo menos como substituto da carne, pois nada tenho contra o tofu devidamente preparado, contra o molho de soja ou os rebentos da mesma.
Passemos aos cogumelos. Isso sim uma coisa saborosa, não para substituir a carne mas para ter o seu próprio lugar em pratos que existem por si, e não como uma espécie de nicorette para carnívoros arrependidos.
Fui, há 15 dias fui passar uns dias a Avis e levei empadas feitas por mim, devidamente congeladas e prontas a levar ao forno ,que foi o que fiz quando lá cheguei.
Havia empadas normais, de galinha, que não convenceriam nenhum alentejano a mudar-se para Lisboa, mas não estavam más. E havia empadas de cogumelos, que fiz porque gosto muito da dona da casa e ela não come carne. Estas últimas estavam melhores, pois não é preciso muito para fazer um recheio de cogumelos ficar bom.
Comprei uma embalagem de cogumelos castanhos, às vezes chamados brauner, que limpei e cortei em quatro. Levei ao lume uma frigideira com 2 colheres de sopa de azeite e 2 dentes de alho picados. Juntei os cogumelos e salteei-os em lume forte, mexendo sempre.
A ideia é cozinhar os cogumelos rápidamente, para que não percam todo o seu líquido(que é muito) porque se isso acontecer acabam cozidos e com pouco ou nenhuma consistência.
Juntei 1 colher e sobremesa com tomilho picado, sal, pimenta e pouco antes de apagar