Entradas e acepipes
TE/CP | ENTRADAS E ACEPIPES |
Entradas e Acepipes
Índice
* Introdução * Principais ingredientes utilizados em Entradas e Acepipes * Métodos de Preparação * Métodos de Confecção * Apresentação * Receitas de Entradas e Acepipes
Introdução
As Entradas e Acepipes são pequenas criações culinárias que normalmente são servidos em pequenas quantidades. E qual a razão para serem servidos em pequenas quantidades? A razão é muito simples… Estas criações são disponibilizadas aos clientes/consumidores antes do prato principal tanto em restaurantes, como em hotéis e possivelmente em outros tipos de estruturas. Não têm como objectivo preencher todas as necessidades de alimento da refeição nem deixar o consumidor com a sensação de enfartamento, mas sim dar a este um primeiro alimento antes do prato principal rico em sabor, de aspecto apetecível e nutricionalmente interessante.
Visto que são servidas antes do prato principal, o consumidor, através da degustação dessas iguarias, vai criar a partir daí as suas espectativas quanto ao prato principal, assim como da sobremesa. Sendo assim, é importante que estas entradas/acepipes sejam de sabor interessante e de grande qualidade.
Mas afinal qual é a diferença entre Entradas e Acepipes? Também é muito simples… Prevê-se que o nome “Entrada” deve ser usado no caso de pratos mais complexos ou mais elaborados, tais como sopas ou cremes, pratos de carne ou peixe confeccionados, quiches, saladas, entre outros. Já o termo “Acepipe” deve ser utilizado quando se pretende que este se refira a iguarias mais simples com cerca de dois ou três alimentos. O acepipe é marcado pela sua simplicidade e pela sua aparência apelativa.
Principais ingredientes utilizados em entradas e acepipes
Tal como se utilizam inúmeros ingredientes para produzir pratos com outros fins, as entradas não saem da regra! Por isso, muitos dos