Brioches
Brioche é um pão de origem francesa, feito com alto teor de manteiga e ovos. Ele tem uma crosta dourada escura, e escamosa, é delicioso. Servido como sobremesa ou chá, mas também tem numerosos usos na culinária.
O Brioche nasceu na Normandia no século XVI. A massa de brioche remonta à Idade Média, onde foram feitos bolos semelhantes aos brioches atuais.
Ele é feito da mesma maneira que o pão, mas tem o aspecto mais rico de uma massa devido à adição extra de ovos, manteiga, líquidos (leite, água, creme e até conhaque) e ocasionalmente um pouco de açúcar. É feita de farinha de trigo, açúcar, sal, fermento, manteiga, leite e ovos, cujo formato vai de um cogumelo a uma empada, com o peso oscilando entre 10 a 500 gramas, conforme a região da França. Entre as cidades, uma vez muito famosas pela qualidade de seus brioches, Gisors e Gournay, provavelmente por causa da excelência da manteiga na região.
Rainha Francesa Maria Antonieta e sua famosa frase:
"Se não tem pão, que comam brioches!" é uma citação apócrifa da rainha Maria Antonieta. É originalmente mencionada nas Confissões de Jean-Jacques Rousseau, publicadas em 1782: finalmente, me lembrei do paliativo de uma grande princesa que disse os camponeses não tinham pão, e que respondeu: Que comam brioches. Eu comprei os brioches”. (Livro Seis: 1765) (WIKIPEDIA). Após a Revolução Francesa, no Palácio de Versalhes, antigo centro do poder na França, por ser estrangeira, filha da Imperatriz Maria Tereza e Francisco I, mulher lindíssima, traiu o rei, foi chamada de prostituta, por causa da queda da monarquia, tomada pelos burgueses, foi guilhotinada, repetindo o que antes havia acontecido com seu marido.
Segundo historiadores, 1770, o “caso brioches” aconteceu porque acossada pela multidão que protestava contra a falta de cereais, escassez e má qualidade do pão, Maria Antonieta teria saído com esta frase debochada: “Se não tem pão, que comam