Emoções
As emoções são conjuntos complexos de respostas químicas e neurais que formam um padrão; todas as emoções desempenham um papel regulador que conduz à criação de circunstâncias vantajosas para o organismo.
As emoções dizem respeito à vida de um organismo, mais precisamente ao seu corpo; ajudam à sobrevivência.
Damásio
EMOÇÃO VS SENTIMENTO
O termo sentimento deve ser reservado para a experiência mental e privada de uma emoção, enquanto o termo emoção deve ser usado para designar o conjunto de respostas que constitui uma emoção. (Damásio)
“Algumas das emoções básicas são padrões inatos que nascem com a pessoa e não requerem aprendizagem (como por exemplo, alegria, tristeza e cólera).
No entanto, a expressão ou a inibição das emoções, tanto na infância como na vida adulta, depende do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e do contexto cultural em que vive.”
Vaz Serra, 1999 8
IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO
EMOCIONAL
As emoções têm uma grande importância no desenvolvimento de uma personalidade saudável e da competência social. “Emoções descontroladas podem tornar estúpidas pessoas inteligentes” Goleman, 2000
“As aptidões que uma pessoa possui para compreender e regular as emoções são consideradas mais importantes na determinação do ajustamento do indivíduo e na sua competência em geral do que o próprio QI.”
Vaz Serra, 1999
IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO
EMOCIONAL
Gestão emocional é a capacidade de vivenciar e exprimir as emoções de forma livre, consciente, espontânea e adaptada, sem repressão das mesmas, adequando as emoções ao momento existencial atual, promovendo assim, o bem estar consigo, com o outro e com o mundo. (Fragoso, 2012)
É uma capacidade que se desenvolve ao longo da vida através das relações sociais estabelecidas.
COMO REGULAR AS NOSSAS
EMOÇÕES?
Que nome lhe dou?
Em que situação?
Que sinais percebo e/ou valorizo? o Cognitivo o Fisiológico
o