Emoções
-As emoções representam algo bom?
-Qual a razão de sentirmos emoções?
-Quando uma emoção pode ser considerada algo ruim?
EMOÇÕES
- Geralmente surgem frente a situações importantes da vida.
- Também é entendida, da mesma forma que a MOTIVAÇÃO, como algo que leva o indivíduo a uma ação.
EMOÇÃO – DEFINIÇÕES
“As emoções são reações globais, inatas e passageiras que têm uma função específica na vida de cada ser” (Martins, 2004, p.24)
DICIONÁRIO DA APA
- Padrão complexo de reação, envolvendo elementos da experiência, do comportamento e aspectos fisiológicos, que representa uma tentativa do indivíduo de lidar com uma questão ou evento pessoalmente significante.
DICIONÁRIO DA APA
- A qualidade específica da emoção (medo, vergonha) é determinada pelo significado específico do evento, por exemplo, se envolver ameaças, o medo provavelmente será gerado. A Emoção tipicamente envolve o SENTIMENTO, mas é considerada diferente dele.
SENTIMENTO
- É a experiência de um fenômeno de forma independente, os sentimentos são subjetivos, avaliativos e independentes da modalidade sensorial da sensação, pensamentos ou imagens que os evocaram. Eles são geralmente percebidos como prazerosos ou desprazerosos, mas podem ter mais qualidades intrapsíquicas.
- SENTIMENTOS diferem das EMOÇÕES por serem puramente mentais, enquanto as emoções são designadas por meio de um engajamento com o mundo.
- As emoções quando ativadas, geram sentimentos, ativando o organismo , provocam estados emocionais e muitas vezes, podem ser observadas publicamente.
SENTIMENTO – a experiência subjetiva da emoção;
AFETO – na linguagem comum, afeição, amizade, amor.
AFETOS – o conjunto das emoções;
PAIXÕES – o conjunto das emoções.
EMOÇÕES – HISTÓRIA
Correntes filosóficas e religiosas (século dezenove) - as emoções deveriam ser vistas com desconfiança, e serem superadas pelo exercício do autocontrole.
“Há filósofos que concebem as emoções, em nós