Emoçoes
Curso de psicologia
Disciplina: Teoria do desenvolvimento I – 2º Período
Professora: Heloísa Brunelli
Alunos: Carla Maísa
Rafael
Danielle
Waldecy Lino
Paula Paiva
Michele Gabriel
Meu coração
Não sei porque
Bate feliz
Quando te vê
EMOÇOES
DEFINIÇAO:
As emoções são expressões afetivas acompanhadas de reações intensas e breves do organismo, em resposta a um acontecimento inesperado.
Apesar de conceituarmos as emoções como expressões da vida afetiva, a emoção dá-se como experiência interna-“algo sentido”. Essa experiência inclui a percepção de modificações que ocorrem no organismo, como batimento cardíaco acelerado.
Outras reações orgânicas acompanham as emoções e tornam-se indícios de vivências ou estados emocionais do indivíduo: tremor, riso, choro, lágrimas, expressões faciais, etc.. As reações orgânicas fogem ao nosso completo controle. Podemos “segurar o choro”, mas não conseguimos deixar de “chorar por dentro”, sentindo aquele nó na garganta, e às vezes, não podemos segurar duas ou três lágrimas que escorrem, traindo-nos, demonstrando nossa emoção.
NOS BEBÊS
EM QUE IDADE TRISTEZA, ALEGRIA, MEDO E OUTRAS EMOÇÕES DESENVOLVEM-SE?
É desafiante responder a estas perguntas, pois os bebês não podem dizer o que sentem, é necessário determinar a idade em que estão apresentando certos comportamentos. Mas há características que nos podem indicar que estão aparentemente apresentando certas emoções, tais como expressões faciais, atividade motora, linguagem corporal e mudanças fisiológicas, claro que tais mudanças não indicam claramente qual a emoção que a criança está sentindo, porque as emoções não estão plenamente desenvolvidas.
Não se deve, no entanto, confundir as primeiras reações aparentemente emocionais, pois refletem apenas os impulsos musculares do primeiro mês de vida, como os sorrisos que acontecem em estado