Emoções
O que são?
Estudar o comportamento humano é o objectivo maior da Psicologia e entender porque nos emocionamos e a maneira que a emoção influencia o nosso comportamento, faz parte desse objectivo.
Os cientistas despertaram para o facto de que se um indivíduo se emocionar, mas compreender e estar consciente das suas emoções isso é uma qualidade que lhe permite desenvolver a capacidade de melhor se relacionar no mundo e com o mundo.
Além disso, com o auxílio dos desenvolvimentos tecnológicos, os pesquisadores estão a descobrir que a emoção influi directamente no nosso sistema imunológico, na nossa saúde.
Os psicólogos e pensadores sempre se preocuparam em compreender a natureza da emoção. Uns entendiam-na como uma alteração fisiológica provocada pelos estímulos do ambiente e que é transmitida pela percepção sensorial; mais tarde vieram a concebê-la como dependente da percepção que o homem tem sobre determinada situação, isto é, de como entendemos e compreendemos determinada situação (Cognitivismo).
Um dos teóricos mais estudados actualmente, o psicólogo e médico francês Henri Wallon, elaborou uma teoria da emoção. Para o psicólogo, a emoção tem dupla origem – é tanto biológica quanto social e o que ela garante é a sobrevivência da espécie humana. Ou seja, a emoção tem uma característica bastante peculiar – ela é contagiante!
Hoje, o conceito de Inteligência Emocional introduzido por Daniel Goleman, com base nos estudos de Howard Gardner tem sido amplamente abordado e desenvolvido nas empresas por profissionais de recursos humanos; assim como a teoria da emoção de Henri Wallon tem sido profundamente estudada por educadores e psicólogos escolares com o objectivo de melhor entender o processo ensino - aprendizagem.
Inteligência Emocional. O que é?
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar