O que é Marketing?
O marketing evoluiu ao longo dos anos, junto com a cultura de consumo do século XX, nos anos 60, por exemplo, o Marketing era o desempenho das atividades comerciais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário.
Para Philip Kotler, o Marketing envolve a identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais. O “fazer marketing” era suprir essas necessidades lucrativamente.
Já nos dias de hoje, o Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.
Mix de Marketing
A execução do marketing se dá pela aplicação de técnicas às diversas dimensões do marketing, que nada mais é que o mix de marketing.
Ele também pode ser chamado de Marketing-mix, Composto mercadológico e Composto de marketing.
O Mix de Marketing se resume nos 4 Ps: Produto, Preço, Praça (ponto de venda ou distribuição) e Promoção (Comunicação).
Produto
Produto é qualquer coisa (bem, serviço, ideia, pessoa, instituição etc) que potencialmente possui valor de troca; um conjunto de atributos e resultados de consumo que satisfazem necessidade(s).
Na avaliação dos benefícios, o fator de maior peso é, evidentemente, o produto, que não deve ser entendido como limitado à sua funcionalidade, mas, sim, no conjunto de benefícios práticos e emocionais que proporciona.
“O produto é associado a um conjunto de benefícios mais extensivo”
Ciclo de vida do produto
Esse modelo, aceito como referência em marketing, pressupõe que todo produto possui um período finito de existência no mercado.
Período dividido em 4 fases distintas: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.
Introdução: etapa compreendida entre o momento de lançamento e o aumento progressivo do número de vendas
Crescimento: etapa definida entre o momento em que se dá o