sociais
Identificar e compreender as teorias sociais da educação e suas principais fontes. Essa discussão também nos proporcionará uma melhor compreensão no conceito de Educação e as funções do processo educacional na sociedade
Objetivamos ainda alinhar as informações no que diz respeito ao papel da escola na divisão do trabalho.
JUSTIFICATIVA
Esse trabalho se faz necessário na busca de um melhor conhecimento no que diz respeito às Teorias sociais da educação.
Teóricos e educadores debatem o referido tema na perspectiva de compreender a função da educação na sociedade. O que inclui questões políticas, econômicas e sociais.
A educação é uma forma de intervenção no mundo. Intervenção que além do conhecimento dos conteúdos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos implica tanto o esforço de reprodução da ideologia dominante quanto o seu desmascaramento, (Paulo Freire, 1996).
Partindo deste pré suposto identificaremos o papel do educador e da escola na divisão do trabalho numa sociedade como um todo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1. Teorias Sociais da Educação
A educação pode ser caracterizada por um processo continuo, desta forma a educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educando. (Paulo Freire, 1996)
Através do estudo da educação e sociedade podemos identificar a Teoria Funcionalista, idealizada inicialmente por Durkheim e posteriormente estuda por dois outros teóricos americanos, Robert K. Merton e Talcott Parsons, a teoria consiste em focalizar a educação e compreender de que maneira esta pode se relacionar com outros elementos da sociedade. O fundamentalismo ainda faz menção a uma possível transmissão de valores como uma maneira de renovação na educação e sociedade.
Foi possível identificar através de estudos de outros teóricos que a educação pode ser exemplificada também como Formal também conhecida como Sistemática ou Informal também