Emoções
A psicologia diz que o ser humano traz ao nascerem algumas emoções básicas como o medo, a tristeza, a raiva e a alegria. Todas elas têm uma função importante em nossas vidas, principalmente no que diz respeito à sobrevivência da espécie.
2. METODOLOGIA
Este trabalho tem como tema principal as Emoções, especificamente voltada para a psicanálise. É um tema delicado no qual se envolve não apenas a psicologia, mas também a fisiologia.
Muitos autores afirmam que a emoção não pode ser separada do cognitivismo. Com isso foi árduo o processo de conseguir material suficiente para o mesmo, então assim está apresentado o que se entende por emoções na psicanálise, apresentando a forma de pensar de alguns importantes nomes dessa abordagem.
Começamos por abordar a perspectiva evolucionista de Darwin. A fisiologia das emoções de William James e Carl Lange do século XIX e Antônio Damásio atualmente.
Foi feita várias pesquisas em livros e a maioria em textos pela internet. Alguns livros, como Introdução a Motivação e Emoção (Penna, A. G., 2001), apresenta a emoção na psicologia geral, como vários outros. Na internet, alcançaram-se mais o objetivo do trabalho, onde se encontrou vários textos individuais contendo o ponto de vista de alguns psicólogos psicanalistas que com suas palavras e seu jeito de pensar, explicam o conceito de emoção.
3. PERSPECTIVA EVOLUCIONISTA
DARWIN
“Ficamos emocionados porque