Emoções
Psicologia da Motivação e das Emoções: Emoções
Introdução geral
O procedimento dado às emoções como objeto de investigação no âmbito da psicologia transitou entre a negligência e a depreciação (Costa & Pascual, 2012). Como observamos atualmente, existe um novo interesse pelo estudo acerca da temática das emoções (Costa & Pascual, 2012).
É de extrema importância realçar este tema e perceber, de fato, o verdadeiro papel das emoções na nossa vida. Como seria a vida se elas não existissem? Estas acompanham-nos durante toda a vida e por isso tem uma grande importância a sua abordagem e melhor compreensão.
Neste trabalho irão abordar-se temas como alguns conceitos de emoções, teorias alusivas ao estudo das mesmas, assim como perspectivas e aspectos relevantes.
Realçamos também as funções das emoções a diferentes níveis, procurando assim verificar de que forma estas tem influência na vida do individuo, tanto a nível pessoal como a nível social.
Depois de vários anos de pesquisa e investigação conseguiu dar-se resposta a muitos fatores envolvidos neste tema, assim tornou-se possível aprofundar e melhorar o conhecimento acerca de nós próprios e dos outros.
Deste modo, pretendemos aprofundar o tema através de teorias e conhecimentos já existentes, falando um pouco das emoções em particular e do impacto que estas tem na nossa vida.
4
Universidade Fernando Pessoa – FCHS
Psicologia da Motivação e das Emoções: Emoções
Enquadramento teórico
O estudo das emoções sofreu um grande avanço nos últimos anos. Os trabalhos realizados no âmbito das emoções tem-se diversificado e as conclusões originadas pelos mesmos têm servido de apoio a várias áreas de aplicação.
As emoções apresentam-se como processos mentais no funcionamento humano, ocupando um lugar de relevo como organizadores no desenvolvimento cerebral e em vários domínios do funcionamento psicológico e social, influenciando-os e sofrendo
influências