Emilia ferreiro e o nível silábico
NATERCIO FERREIRA BRUNES NETO
ALFABETIZAÇÃO E LINGUÍSTICA
FACULDADE ARAGUAIA
GOIÃNIA, MAIO DE 2012
EVELINE DOS SANTOS LUZ
NATERCIO FERREIRA BRUNES NETO
ALFABETIZAÇÃO E LINGUISTICA
BIOGRAFIA DE EMÍLIA FERREIRO E O NÍVEL SILÁBICO
Trabalho realizado para fins de nota somatória da Disciplina de Alfabetização e Linguística, do Curso de Pedagogia da Faculdade Araguaia, sobe a supervisão da Professora Ms. Alessandra Leão.
FACULDADE ARAGUAIA
GOIÃNIA, MAIO DE 2012
DADOS BIOGRÁFICOS DE EMÍLIA FERREIRO
Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi nasceu em 1937 na Argentina. Ao iniciar sua vida acadêmica, optou em fazer o curso de Psicologia na Universidade de Buenos Aires, conseguindo se formar em 1962. Um tempo mais tarde fez doutorado também em Psicologia, na Universidade de Genebra na Suíça. Para desenvolver sua tese teve o grande privilégio de ser orientada por Jean Piaget. Com o término de seu doutorado, no ano de 1970 decide retornar para Buenos Aires formado assim, um grupo de pesquisa sobre Alfabetização. Ferreiro afirma que no período que esteve na Universidade não teve como seguir uma carreira profissional porque:
Tinha trabalhado sobre problemas de aquisição da língua oral e estava interessadíssima em continuar investigando sobre isso, eu já tinha voltado com um tema, coisa que ocorre com freqüência depois de uma tese: ao resolver um problema, descobrem-se outros ao mesmo tempo. Eu tinha trabalhado o problema da expressão das relações de tempo na linguagem, as relações de sucessão e a simultaneidade. No decorrer da pesquisa, descobri que as orações subordinadas com pronomes relativos estabeleciam um problema de compreensão bastante sério para as crianças. Queria estudar isso. E, de fato, estudei, mas estava na Argentina nos anos 70... (Ferreiro, 2001, p. 16).
A Argentina na década de 70 sofre um golpe militar de estado, instalando assim, uma ditadura do tipo permanente com um Estado burocrático autoritário. A situação