Agregados de concreto
Agregados de construção civil são materiais com forma e volume aleatórios detentores de dimensões e propriedades adequadas para a elaboração de concreto e argamassa na construção civil. Têm um custo relativamente reduzido, sendo este um dos motivos para a sua utilização. Os agregados com emprego constante na construção civil são a areia e a brita.
A denominação agregado tem substituído o termo inerte, utilizado anteriormente por acretitar-se que esses materiais não tomavam parte nas reações de presa e endurecimento do cimento. Atualmente, sabe-se que eles podem influenciar nessas transformações, haja vista que têm propriedades influentes nesse caso, dentre as quais absorção, densidade e dureza, embora essa reatividade seja praticamente nula.
Neste trabalho aborda-se além de de definições e classificações do agregado de concreto, sua devida importância na construção civil e a relação que se tem com o cimento.
2. Agregados de Concreto
2.1. Definição
Agregados são partículas de rochas relativamente inertes, com dimensões e propriedades variáveis entre as partículas. São basicamente a areia e a rocha britada.
Estes materiais que, no início do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento e água, para dar-lhe “corpo”, tornando-a mais econômica. Hoje eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto e sabemos que além de sua influência benéfica quanto à retração e à resistência, o tamanho, a densidade e a forma dos seus grãos podem definir várias das características desejadas em um concreto.
Os agregados para a indústria da construção civil são os insumos minerais mais consumidos no mundo. Tal segmento do setor mineral, produz matéria-prima mineral bruta ou beneficiada.
Minerações típicas de agregados para a construção civil são os portos-de-areia e as pedreiras, como são popularmente conhecidas. Entretanto, o mercado de agregados pode absorver produção vinda de outras fontes. No caso da areia, a