ALFABETIZA O DA ESCRITA
THYANES DA SILVA E SILVA-RU: 975444
VILMA ELENA COSTA DOS SANTOS – RU: 958510
LINGUA PORTUGUESA FASE -1
BRAGANÇA-PA
2004
VILMA ELENA COSTA DOS SONTOS – RU: 958510
THYANES DA SILVA E SILVA-RU: 975444
BRAGANÇA
2014
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
THYANES DA SILVA E SILVA – RU: 975444
VILMA ELENA COSTA DOS SANTOS – RU: 958510
RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO DE ANÁLISE DA ESCRITA
Trabalho apresentado em Forma de Relatório de Estudo de Caso sobre Análise da Construção da Escrita, Turma 2013-05, da Faculdade Internacional de Curitiba.
BRAGANÇA-PA
2014
SUMARIO
1- INTRODUÇÃO
2- OBJETIVO
3-DESEVOLVIMENTO
4- CONCLUSÃO
5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda os processos de construção da escrita, tendo como embasamento teórico de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, com a teoria dos Níveis da Construção da Escrita ou Psicogênese da Língua Escrita, fundamentada em quatro níveis, Nível Pré – Silábico Nível Silábico, Nível Silábico Alfabético e Nível Alfabético. Será abordado os processos de construção da escrita com alunos de faixa etária de idade entre 5 e 8 anos, enfatizando alunos de 5 e 6 anos.
2-OBJETIVO
A importância de como ocorre o processo de aquisição da língua escrita, seus níveis de construção com enfoque do “como se ensina” para “como se aprende”.
3-Desenvolvimento
OS NÍVEIS DA ESCRITA DE ACORDO COM EMÍLIA FERREIRA
Emília Ferreiro afirma que existe um processo de aquisição da linguagem escrita que precede e excede os limites escolares. Precede-os na origem; e os excede em natureza, ao diferir de maneira notável do que tem sido considerado até agora como o caminho “normal” da aprendizagem (e, portanto, do ensino).Numa sociedade alfabética, ninguém ensina as crianças como escrever silabicamente, no