EMILE DURKHEIN E MAX WEBER
CONTEXTOS HISTÓRICOS
Émile Durkheim, que nasceu em 15 de abril de 1858 na cidade de Épinal, Alsácia na França. Iniciou seus estudos primários no colégio de sua cidade e depois deu continuidade em Paris. Em 1882 formou-se em filosofia e foi nomeado professor, período em que iniciou seu interesse pelas questões sociais. Era seguidor do positivismo de Augusto Comte e o objetivo de toda sua obra era dotar a sociologia com um método de análise. Durkheim forneceu estudos pioneiros na área de sociologia da religião e do conhecimento e, também, estudos empíricos sobre o fenômeno do suicídio. Entre 1885 e 1886, Durkheim fez uma viagem para a Alemanha para estudar ciências sociais, e lá conheceu Wilhelm Wundt, fundador da psicologia. Ao retornar desta viagem, Durkheim tenta desenvolver a sociologia na França com a intensão de torna-la uma ciência autônoma. Em 1887 foi nomeado professor de pedagogia e de ciência social na faculdade de Bordeaux e que, inclusive, este foi o primeiro curso de sociologia em uma universidade. Em 15 de novembro de 1917, morre em Paris abalado com a morte de seu filho que participava da primeira guerra mundial. Suas principais obras são:
A divisão social do trabalho
As regras do método sociológico
O suicídio
As formas elementares da vida religiosa
Educação e sociologia
Sociologia e filosofia
O socialismo
O período em que Durkheim viveu, foi o período do progresso e das grandes invenções e que, apesar do grande progresso vivido naquela época, já haviam os problemas da sociedade moderna como as migrações, pobreza, criminalidade, etc. Estes problemas eram conhecidos na época por “questão social”. Todo esse contexto social vivido por Durkheim, marcou bastante seu pensamento.
As influências que marcaram o pensamento de Durkheim, podemos enfatizar três delas: o positivismo, o evolucionismo e o conservadorismo.
O positivismo, de Augusto Comte, Durkheim enfatiza o poder da razão e da superioridade da ciência com o