Ensaio á Vazio e Curto-circuito
Introdução: Neste relatório será abordado o ensaio de um transformador em curto-circuito. O ensaio em curto-circuito de um transformador, tem o objetivo de medir as perdas nominais nos cabos dos enrolamentos (geralmente são de cobre) , a queda de tensão interna e impedância total do transformador. Este ensaio, mostra outros requisitos importantes, que não puderam ser vistos no ensaio de corrente a vazio do transformador, entretanto o ensaio de corrente a vazio pode obter as perdas no núcleo, as perdas suplementares e os parâmetros do ramo de magnetização. Isso mostra uma complementação entre os dois tipos de ensaios do transformador. A tensão aplicada no transformador, não pode ser a nominal, pois estando em curto-circuito a corrente seria muito elevada podendo assim danificar o equipamento. Portanto utilizaremos um VARIAC, que é uma fonte de tensão variável, que ao aplicar está tensão, será medido através da corrente nominal do transformador. Essa tensão, tem sua variação entre 12 a 16 por cento da tensão nominal dita elo fabricante do transformador. Sua impedância equivalente será equacionada pela somatória da resistência equivalente com a reatância equivalente. Por motivos de segurança, o ensaio em curto circuito é realizado no primário de alta tensão do transformador, para que se houver um curto-circuito, a parte de baixa tensão, não chegue a ultrapassar a de alta, para que o problema seja maior.
Objetivo: Medir as perdas nos enrolamentos no transformador e calcular sua impedância equivalente total do circuito, junto com suas potencias aparente, ativa e reativa.
Método: Material: Será utilizado nesta experiência: Uma fonte de tensão alternada váriavel Um Transformador de 220V para 110V de 1500VA . Um wattmetro. Um multiteste.
Procedimento: Fazer com que secundário do transformador entre em curto-circuito. Ligar no primário um tensão equivalente que irá gera uma